Manta Asfáltica
Ciclo de vida é o conjunto de todas as etapas necessárias para que um produto cumpra sua função na cadeia de produtividade. Sua análise permite a quantificação das emissões ambientais e o impacto ambiental de um produto,sistema, ou processo.
Objetivos
Selecionar um material da construção civil para analisar seu processo produtivo, suas principais características e propriedades, suas classificações ou subdivisões, relações com a construção civil e a arquitetura, bem como a Avaliação do Ciclo de Vida, coletando informações sobre as entradas e saídas deste ciclo e os impactos ocasionados.
Conceito
Trata-se de uma manta impermeabilizante feita a partir de asfaltos modificados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado.
A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados para impermeabilizar superfícies.
Existem diversos tipos de mantas asfálticas no mercado, indicadas para diferentes usos. São eles:
- Filme de polietileno: Apresenta, em condições normais de utilização, a melhor relação custo benefício, em função do desempenho e o seu valor comercial;
- Filme de poliéster: Maior resistência à perfuração (efeito de puncionamento), importante para os casos de brotos de capim, raízes de plantas (floreiras em geral);
- Feltro de poliéster: Bom comportamento também quanto ao puncionamento e resistência a altas temperaturas sem apresentar escorrimento;
- Filme de PVC: Boa resistência mecânica; exige tipo especial de PVC associado ao asfalto, podendo ocorrer perda de flexibilidade caso utilizado componente inadequado; possui custo elevado;
- Véu de fibra de vidro: Utilizado em situações extremas devido ao alto custo envolvido.
Há também exemplos de mantas asfálticas pré-moldadas:
- Manta asfáltica de Alumínio (isolante térmico e acústico): usada em lajes não transitáveis ou inclinadas em geral, telhados (fibrocimento, barro, zinco, telhas ecológicas etc), calhas e canaletas, marquises, juntas de dilatação – a manta asfáltica aluminizada dispensa a proteção mecânica (contrapiso). Quando utilizada em telhados, deve acompanhar o formato das telhas, moldando-se a elas;
- Manta Asfáltica de Poliéster: usada em lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, jardineiras e floreiras, muros de arrimo e paredes verticais, caixas d´água e reservatórios, piscinas e tanques de piscicultura, pisos de estacionamento, áreas frias (banheiros, cozinhas, lavanderias, etc), terraços e sacadas. – Deve receber proteção mecânica (contrapiso), o qual deve ser feito sobre base intermediária de papel Kraft, feltro asfáltico, … (é importante verificar o manual de instalação de cada produto);
- Manta Asfáltica pré-moldada de Polietileno: é indicada para lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, sendo que áreas superiores a 100m² devem usar, preferencialmente, a espessura de 4mm; áreas frias (áreas de serviço, porões, banheiros, etc), espelhos d’água, piscinas elevadas, terraços etc.
Propriedades Físico-Químicas
Estado Físico: Sólido.
Forma: Em rolos.
Cor: Preta
Odor: Odor característico betuminoso.
pH: Não aplicável.
Densidade: 1,000 à 1,500 gr/cm3 a 25 ºC
Solubilidade: Insolúvel em água
Parcialmente em solventes orgânicos
Ponto de fusão: > 100 °C
Ponto de fulgor: > 230 °C
Manta asfáltica confere alta resistência mecânica e durabilidade mesmo em baixíssimas temperaturas. Fácil aplicação, alta aderência, resistência, elasticidade e durabilidade.
A impermeabilização é resultado das propriedades dos asfalto, porém são os polímeros adicionados à manta asfáltica que dão as propriedades de desempenho como, por exemplo, flexibilidade em baixas temperaturas, alongamento, resistência ao escorrimento e à fadiga mecânica e envelhecimento.
Usos na Construção Civil
A manta é utilizada como impermeabilizante na construção civil podendo ser aplicada em diversas superfícies como, por exemplo, cimento, zinco, alumínio, cimento amianto e até mesmo madeira.
A área que será impermeabilizada deve ser regularizada com caimentos adequados (mínimo 1% de inclinação da direção do ralo) e ter os cantos em meia cana. As superfícies ao redor de ralos de escoamento devem ser rebaixadas e preparadas para que a impermeabilização seja perfeita.
A aplicação da manta asfáltica é feita com o uso de maçarico e exige mão de obra especializada. Além disso, o operário deve utilizar botas, luvas de raspa e óculos de segurança para aplicar o material sobre uma superfície.
A impermeabilização está diretamente relacionada a vida útil de uma estrutura. As patologias mais comuns na construção civil – corrosão de armaduras, eflorescências, degradação de pinturas e argamassas, bolor e fissuras – costumam ser resultado de uma má impermeabilização.
Processo Produtivo
Material estruturante: a máquina de produção de mantas asfálticas tem aproximadamente 50 m de comprimento. O processo começa com essa bobina de estruturante de poliéster, que passará por processo de limpeza em câmara ventilada.
Máquina de produção: vista geral da máquina de produção de mantas. O estruturante de poliéster, limpo e esticado, entra pelo lado direito do equipamento, onde há um tanque com asfalto a 200oC. Depois, passa pela água fria para que o material endureça. Antes de sair da máquina, pelo lado esquerdo, uma face da manta é revestida com filme de polietileno e estampa da marca – é onde se aplica o maçarico na hora da execução – e a outra leva acabamento ardoseado, de alumínio ou outro.
Filme plástico e acabamento
A vista interna da máquina mostra momento em que a manta recebe seu plástico protetor (filme de polietileno). À esquerda, no cone azul, cai a ardósia bruta, em grânulos, que neste caso será utilizada para o acabamento da manta.
Câmara de compensação
No final da linha de produção são feitos cortes sequenciais de 10 m, formando rolos menores de manta pronta. Para fazer o corte é preciso parar a máquina naquele ponto. O problema é que o equipamento é abastecido sem parar. Por isso, é necessário um mecanismo que compense esse “atraso” entre as duas pontas. Isso ocorre na câmara de compensação, onde um sistema de roldanas com velocidade regulável armazena, por algum tempo, o material que chega mais rápido nesta etapa da produção.
Fabricação
Paletização
Ao final da produção, após o corte, o rolo é tombado por sistema automático e paletizado.
Estoque
No estoque, os paletes são embalados com plástico bem esticado. O empilhamento máximo é de dois paletes.
Manutenção
A manutenção adequada da manta asfáltica pode retardar o aparecimento de infiltrações e, consequentemente, reformas de reposição do impermeabilizante. A manta asfáltica simples, com três a quatro milímetros de espessura tem vida útil de cinco a sete anos. Já a manta dupla que possui oito milímetros de espessura pode durar até 25 anos com as devidas medidas de prevenção.
Para combater as infiltrações em coberturas, por exemplo, é preciso manter o local limpo, pois o acúmulo de lixo e folhas entope as grelhas, obstruindo a passagem da água e provocando infiltração.
O impermeabilizante está presente debaixo de praticamente todo revestimento, por isso, o monitoramento deve ser feito em toda a construção. A manutenção regular e escolha de uma manta asfáltica de qualidade, podem trazer ganhos futuros e evitar patologias e gastos com reparos.
Descarte
Para evitar o desperdício de material, é fundamental que realizar os cálculos corretamente das quantidades. Entretanto se ainda assim houver sobras, uma alternativa é doá-las para que sejam utilizadas em outras obras ou ainda usá-las em reforços de tubos, ralos, fixações de equipamentos e rodapés.
Primers e asfalto diluído podem contaminar o solo e a água, se descartados sem cuidados na natureza. Os resíduos devem ser encaminhados para aterros especializados (aterros classe I), para incineração ou para reaproveitamento em cimenteiras.
De acordo com a Resolução nº 307/2002, a manta asfáltica classifica-se como resíduo classe C:
“III – Classe C – São os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;”
Reciclagem
A manta asfáltica é um resídulo Classe C e não pode ser reciclado ou recuperado. Esse tipo de resíduo deve ser usado evitando o desperdício ao máximo.
Os restos de manta asfáltica que não puderem ser reaproveitados em outras obras devem ser separados dos demais resíduos e encaminhados para Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs) ou destinados a aterros sanitários preparados.
Em virtude disso, a reciclagem do cobre é altamente recomendada para conservação de recursos naturais. O uso de cobre reciclado reduz a produção de gases causadores do efeito estufa.
Impacto Ambiental
– Possível aumento das concetrações de gases poluentes no ar devido à combustão de petróleo utilizado nas máquinas;
– Possível alteração da dispersão das ondas sonoras decorrentes do aumento dos níveis de ruídos (poluição sonora);
– Dispersão de odores em consequência da fervura da substância derivada do petróleo;
– Alteração da capacidade do solo em absorver e refletir raios solares decorrentes da transformação do meio;
– Alteração na composição química do solo decorrente do depósito de derivados de petróleo (poluição do solo);
– Poluição do ar decorrente da fervura da substância derivada do petróleo.
Fornecedores na Grande Florianópolis
Referências
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. Disponível em: <http://www.cec.com.br/IMAGES/PRODUC TFILES/028%20-%20MANTA.PDF>. Acesso em 1 de agosto de 2016.
Impermeabilização com Manta Asfáltica. Disponível em: <www.cliquearquitetura.com.br/artigo/impermeabilizacao-com-manta-asfaltica.html> Acesso em 1 de agosto de 2016.
Planejamento – Impermeabilizar sem poluir. Disponível em: <http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/35/impermeabilizar-sem-poluir-213993-1.aspx> Acesso em 1 de agosto de 2016.
Resoluções CONAMA RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.html> Acesso em 1 de agosto de 2016.
Materiais e ferramentas – Mantas asfálticas. Disponível em: <http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/44/mantas – -asfalticas-conheca-o-processo-de-fabricaca o-das-mantas-245389-1.aspx> Acesso em 1 de agosto de 2016.